sábado, 29 de outubro de 2011

MIL DIAS EM VENEZA.


RESENHAS 2011
LIVRO: MIL DIAS EM VENEZA
AUTORA: MARLENA DE BLASI
EDITORA: SEXTANTE

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Na obra de Marlena de Blasi, Mil dias em Veneza traz para os leitores universais alguns conhecimentos sobre a cultura italiana através de uma verdadeira história de amor. Que se dá por meio de suas viagens feitas num cidade verdadeiramente encantadora: Veneza.
Numa dessas viagens que fez durante quatro anos seguidos sempre teve uma sensação estranha de que aparentemente se preparava para um encontro. Pois seu pressentimento estava certo, pois num desses jantares e almoços entre amigos, Marlena sem perceber teve um admirador que se encantou na primeira vez que a viu. Porém nesse primeiro contato visual, Fernando não pode estabelecer nenhuma comunicação, ficando com a imagem daquela mulher durante um ano.  No ano de 1993, o reencontro se deu no mesmo local onde ele havia visto Marlena naquele dia inesquecível.
Nisso tomado completamente pelo amor, Fernando pede a um garçom que passe uma ligação para a mulher que encheu seu coração de coragem, dando o passo para tentar conquistá-la. No momento em que recebeu a ligação ela não teve confiança e negou o pedido. Mas numa oportunidade o homem conversou com Marlena e declarou todo seu interesse. Gradualmente a moça a cada encontro fortificava a ideia que realmente havia um sentimento verdadeiro.
Seria o começo de uma linda história de amor entre pessoas mais experientes. Ao iniciarem um relacionamento Marlena tem abdicar de sua estabilidade, mudando realmente toda a sua vida na tentativa de ser feliz e viver uma linda história de amor.
Na obra de Marlene de Blasi além da narrativa que mostra a sua história de amor. Também há outro aspecto que é de grande valia para os leitores que desconhecem um pouco do idioma daquele país. Provocando um verdadeiro intercâmbio cultural. Palavras ou expressões que estão presente na narrativa como: naporetto- veículo aquático, bacari-tradicionais bares de vinho veneziano, vero amori-amor verdadeiro, furbi-dissimulados, che disperazione- Que lástima!  
São alguns dos vocábulos que temos contatos durante a história que provoca uma sensação de estarmos num ambiente italiano real. Aproximando-nos com a proposta do livro que é adentrarmos na cultura italiana.
Os personagens viajam por diversas cidades italianas, como: Roma, Veneza, Nápole, Torcello, San Silvestro, Florença, Bolonha, Toscana e Treviso, dentre outras. Promovendo um verdadeiro tour por locais que fizeram parte da história do casal, mas que viajamos sem sair de casa. E assim sendo nossos guias turísticos por um país repletos de belas paisagens.
Nos momentos finais do livro Mil dias em Veneza, a autora traz um guia com receitas da culinária italiana que também fizeram parte da sua história de amor. E o outro é um guia romântico de Veneza que traz locais onde não se pode deixar de visitar.
Um livro com uma história de amor real, mas com um enredo que deixa o leitor cada vez mais envolvido, por ter um aspecto possível da história que possa acontecer com qualquer pessoa.
Confiram!
Dionizio Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário